Projeto de Pesquisa - Orientações Gerais
Todo projeto de pesquisa precisa seguir
regras, que padronizam um texto acadêmico! Isso não quer dizer que seja algo
legal! NÃO, não é legal, porém é necessário para a próxima etapa da vida de vocês:
a UNIVERSIDADE!
ATENÇÃO:
Abaixo seguem as regras da ABNT adaptadas
para serem usadas nas aula de História - professor RAFA. Leia tudo com atenção e siga as orientações passadas
em sala de aula.
1. Formas de apresentação
1.1. Formato
O projeto ou trabalho deve ser realizado em folho A4 (21,0 cm x
29,7 cm)
1.2. Projeto Gráfico
Recomenda-se fonte tipo Times
Nem Roman ou Arial.
Fonte de tamanho 12 para texto
Fonte de tamanho 11 ou 10 para citações longas (mais de 4 linhas)
Título pode ser 14 ou 16 !
Utilize estilo justificado do parágrafo para o texto (estilo
centralizado somente para os títulos ou para capa)
1.3. Margens
Margem esquerda e superior: 3 cm
Margem direita e inferior: 2 cm
1.4. Espaçamento
Espaço duplo para o texto, entre títulos
ou seções do texto.
Espaço simples para as citações longas ( 4
linhas ), as notas, as referências bibliográfica e resumos (quando solicitados
no trabalho)
Especial 1,2 (parágrafo inicial - para
citação de 4 linhas usar valor zero)
Espaçamento antes e depois
Automático
Observe as imagens abaixo para ver estes
detalhes:
2. Para fazer citações:
2.1. Citações
No manual detalhado abaixo você verá como
realizar corretamente uma citação, mas antes você tem que saber que existem
dois padrões de citação para você organizar no seu texto:
- citação curta quando o texto citado
diretamente vem entre aspas e ocupa apenas 3 linhas, neste caso a citação
continua com mesma fonte, tamanho e espaçamento. Veja abaixo:
- citação longa quando o texto citado
diretamente vem sem aspas e ocupa 4 linhas, nesta caso existem as seguintes
alterações:
Fonte 10 ou 11
Espaçamento simples entre as linhas
Sem o parágrafo de 1,2 cm
Recuo de 4 cm (selecione o texto que
receberá este recuo de 4 cm, vá em parágrafo e altere o valor, como na imagem
abaixo)
Veja o exemplo como deve ficar:
Depois disso volte com as configurações
anteriores para o texto continuar na formatação que estava antes da citação!
Sempre que realizar uma citação você deve
coloca uma referência bibliográfica resumida, pois a versão completa aparecerá
no final do trabalho (a versão completa é explicada no item 3)
Veja os exemplos:
- Referência resumida no texto:
- Referência completa dessa citação só
aparecerá completa no final do trabalho:
Veja outro exemplo :
Existem outros tipos de citação - já foi mostrado anteriormente para
ilustrar o caso de 3 ou 4 linhas - agora observe outras considerações:
Citação
direta
Trata-se de uma citação que, conforme
a NBR 10520 (2002, p.2) revela ser a “Transcrição literal da parte da obra do
autor consultado”.
USANDO APUD - Citação
da citação:
Como o próprio nome já nos revela,
trata-se da citação de parte de um texto encontrado em um determinado autor,
referente a outro, visto que a esse outro não se pôde ter acesso. No
texto, tal modalidade deve ser retratada de seguinte forma: autor do documento
não consultado, seguido da expressão latina apud (citado por),
em formato normal (não expresso em itálico) e o autor da obra consultada. VEJA:
Citação indireta
A citação indireta se caracteriza como
uma espécie de paráfrase das ideias de um determinado autor, ou seja, o
pesquisador, por meio de suas próprias palavras, interpreta o discurso de
outrem, contudo, mantendo o mesmo sentido. Outro aspecto que deve ser levado em
conta é a necessidade de o autor (ou os autores) e o ano em que a obra foi
publicada serem mencionados.
Exemplo:
OBSERVAÇÃO: se você for usar uma imagem em seu
trabalho também tem que fazer referência bibliográfica como uma citação textual
e colocar uma legenda na imagem. Se o seu trabalho precisar ter muitas imagens
você pode colocá-las no final do trabalho como ANEXO. Lembrando: o
Anexo é citado no trabalho (por exemplo, ver anexo 1 a imagem tal ou a tabela
ou o texto sobre esse assunto...) diferente do Apêndice que você também pode
colocar no trabalho, porém não precisa colocar sobre ele no seu texto como o
Anexo, ele está lá no final apenas por estar ou apenas para
"ilustrar" melhor o seu trabalho, contudo não faria falta se não
estivesse lá.
3.
Referência Bibliográfica
- Livro:
BARREIROS, Edmundo;
SÓ, Pedro. 1985: o ano em que o Brasil recomeçou. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.
São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2005.
- Quando usado um capítulo
de um livro com vários autores:
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In SADERB, Emir &
GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o
Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
- Quando o livro foi usado
inteiro, mas tem vários autores, use apenas o nome do organizador:
BITTENCOURT, Circe
(org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,
2003 (repensando o ensino).
- Dois autores:
BUFFA, Ester;
NOSELLA, Paolo. A educação negada: introdução ao estudo da educação
brasileira contemporânea. São Paulo: Cortez, 1997.
- Música:
BOFÁ, Marcelo; LOPOS,
Dado Villa; RUSSO, Renato. Perfeição. Intérprete: Legião Urbana. In LEGIÃO
URBANA, Como é que se diz eu te amo. Rio de Janeiro: EMI. P.2001. 1
CD, Faixa 10
FREJAT; CAZUZA.
Ideologia. Intérprete: Cazuza. In: CAZUZA. Ideologia. Rio de
Janeiro: Mercury, p.1996. 1 CD. Faixa 1
- Internet:
CAZUZA. Depoimentos
de198?. Disponível em:
[http://www.cazuza.com.br/sec_textos_list.php?language=pt_BR&id_type=2].
Acesso em 22 de julho de 2006.
MARRACH,
Sonia Alem. Neoliberalismo e Educação. São Paulo, 1996. Disponível
no Site < http://firgoa.usc.es/drupal/node/3037/print>. Acesso em
05 Jun 06
HISTÓRIA DO
MUNDO. Revolução francesa. Disponível em <
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-francesa.htm>.
Acesso em 11/04/2013.
UOL VESTIBULAR. Revolução
francesa. Disponível em <
http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/historia-geral/re.
jhtm> . Acesso em 11/04/2013.
- Quando não se usa um livro
inteiro, apenas algumas páginas da obra:
FAUSTO, Boris. História
do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
p.500-556.
- Texto de Congressos,
Encontros, Seminários, Publicações
Encontro Regional da
ANPUH. História hoje: balanço e perspectivas. In.: FALCON, Francisco José
Calazans. História e cultura. Rio de Janeiro: Associação Nacional
dos Professores Universitários de História, 1990. p.100 – 132.
PCN – HISTÓRIA: ENSINO FUNDAMENTAL E
ENSINO MÉDIO. Retrospecto Histórico sobre a disciplina de história no
Brasil. Brasília MEC /SEF, 2001.
- Quando os autores se
repetem:
HOBSBAWN, Eric. A
era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo Companhia das
Letras, 1995.
_______________. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2001
- Revista:
MONTEIRO, Ana Maria. Os professores de história ainda são
necessários? Revista Nossa História. Ano 01, edição nº 5, março de
2004.
ATENÇÃO, ALUNOS, ATENÇÃO:
Daqui para baixo existem orientações gerais para a produção de cada estilo de trabalho! Faça de acordo com o pedido pelo professor em sala de aula, seguindo as orientações passadas por ele na aula ou pelas redes sociais!
4.
Apresentação Geral
Um trabalho acadêmico consta de 3 partes
Parte
1 - Pré-textuais
Capa
Folho de rosto
Errata (opcional)
Dedicatória
Agradecimentos
Epígrafe
Resumo em português e Palavras Chave
Sumário
Veja um modelo:
Noronha, rafael magno.
ensino de história no século xxi. lorena, unisal 2006, tcc. arquivo 01 -from Rafael Noronha
Parte
2 - Textuais
Introdução
( Projeto de Pesquisa transcrito de forma textual)
Desenvolvimento
( o trabalho em si )
Considerações
Finais ( conclusão )
Parte
3 - Pós textuais
Referência
Bibliográfica (obrigatória)
Apêndice
(opcional)
Anexo
(opcional)
Glossário
(opcional)
5.
Apresentação Oral / Slides
Modelo de
uma apresentação :
Noronha, rafael magno.
o ensino de história no século xxi ... tcc, apresentação 14 11-2006 from Rafael Noronha
DICAS:
1. A
simplicidade é fundamental.
2. Use
fundos com moderação.
3. Slides
devem ser sintéticos.
4. O que nos leva ao ponto
seguinte: não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler…
5.
Atenção ao tamanho da letra. Letras muito pequenas simplesmente não podem
ser vistas!
6. Cuidado
com o tipo de letra.
7. Cores
e imagens: use apenas o essencial.
8. O
mesmo vale para uso de ícones: eles devem ter um propósito comunicativo
9. Dê
preferência ao uso de uma imagem por slide.
10.
Lembre-se que uma boa apresentação não deve ter erros de ortografia.
VEJA MAIS DICAS
Apresentações Orais:
“Seja formal, use corretamente a língua portuguesa.
Deixe gírias para outro momento”, indica a professora da PUC-SP (Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo), Lilian Passarelli.
- POSTURA : Toda atenção deve
estar no projeto, por isso manter uma postura neutra é o mais indicado.
Gesticular excessivamente e andar de um lado para o outro da sala tira a
atenção de quem assiste. Para não fazer feio, ensaie e treine o corpo para o
grande dia. Aproveite e faça exercícios para não apresentar olhando para um
professor, mas sim para a plateia. Outro ponto de gera dúvida é a roupa. Use
peças formais com cores coringas, do tipo preto e branco, no caso do TCC.
Em
sala de aula UNIFORME COMPLETO.
Outras
cores podem ser adotadas, mas com sutileza. Lembre-se: o clima é de
formalidade, portanto looks carregados devem ser deixados para comemorar a
aprovação. Não se esqueça também de deixar o celular desligado para não ser
interrompido com uma ligação inesperada.
Outras dicas que podem ser adaptadas para
apresentações mais simples em sala de aula: CLIQUE
AQUI
·
Para
apresentar bem:
1.
Evite Gírias/ cuide do
vocabulário; Não é hora de ser informal; Não é hora de brincadeiras;
2. Seja objetivo e conciso;
3. Olhe nos olhos do professor e da plateia. Demonstre segurança (se estiver com medo, olhe para a testa ou para cabeça que o efeito é o mesmo…);
4. Faça pequenas pausas entre os assuntos;
5. Seja profissional/ a apresentação deve ser de igual para igual, com humildade, sem arrogância;
6. Demonstre energia, vontade e não seja indiferente, apático;
7. Vista-se de acordo com a ocasião, apresente-se como o profissional que você é ou que gostaria de ser. Não esqueça: não é um dia qualquer;
8. Flexione a voz, não mantenha um tom constante, crie contrastes;
9. Defenda seu trabalho com convicção: não use “eu acho”, substitua por “eu acredito”, etc;
10. Descanse e durma bem a noite anterior;
11. Sua cola é o seu Slide! Apenas isso! Cuidado com o tempo!
12. Se você usa óculos de grau eventualmente, esse é o dia de usá-lo;
13. Se possível, utilize recursos visuais (Slides);
14. Se houver oportunidade, movimente-se. Demonstra segurança em relação a apresentação e domínio do tema;
15. Não peça desculpas. Ignore os erros. Siga adiante. Você deve retificar apenas se o erro for de “conteúdo”, não “de apresentação” (esquecer palavras, branco, etc.);
16. O que está em jogo é a sua segurança em relação a sua escolha e a execução do seu trabalho. Seja firme. Defenda com vontade as suas escolhas;
17. A melhor maneira de preparar, é ler o conteúdo umas vinte vezes e depois apresentá-lo na frente do espelho mais umas vinte vezes;
18. Nada substitui o treino. Depois da quinta “tentativa” de apresentação, você começa a ligar o “automático” e a apresentação flui sem maiores esforços. As demais são para ajustes…
2. Seja objetivo e conciso;
3. Olhe nos olhos do professor e da plateia. Demonstre segurança (se estiver com medo, olhe para a testa ou para cabeça que o efeito é o mesmo…);
4. Faça pequenas pausas entre os assuntos;
5. Seja profissional/ a apresentação deve ser de igual para igual, com humildade, sem arrogância;
6. Demonstre energia, vontade e não seja indiferente, apático;
7. Vista-se de acordo com a ocasião, apresente-se como o profissional que você é ou que gostaria de ser. Não esqueça: não é um dia qualquer;
8. Flexione a voz, não mantenha um tom constante, crie contrastes;
9. Defenda seu trabalho com convicção: não use “eu acho”, substitua por “eu acredito”, etc;
10. Descanse e durma bem a noite anterior;
11. Sua cola é o seu Slide! Apenas isso! Cuidado com o tempo!
12. Se você usa óculos de grau eventualmente, esse é o dia de usá-lo;
13. Se possível, utilize recursos visuais (Slides);
14. Se houver oportunidade, movimente-se. Demonstra segurança em relação a apresentação e domínio do tema;
15. Não peça desculpas. Ignore os erros. Siga adiante. Você deve retificar apenas se o erro for de “conteúdo”, não “de apresentação” (esquecer palavras, branco, etc.);
16. O que está em jogo é a sua segurança em relação a sua escolha e a execução do seu trabalho. Seja firme. Defenda com vontade as suas escolhas;
17. A melhor maneira de preparar, é ler o conteúdo umas vinte vezes e depois apresentá-lo na frente do espelho mais umas vinte vezes;
18. Nada substitui o treino. Depois da quinta “tentativa” de apresentação, você começa a ligar o “automático” e a apresentação flui sem maiores esforços. As demais são para ajustes…
TRABALHOS ESPECÍFICOS
PROJETO
de PESQUISA
- Capa simples com título do trabalho (mesmo que provisório)
- Problematização - A delimitação do tema :
O tema do projeto não deve ser generalizado. É preciso delimitá-lo, não há como alcançar um objeto de estudo muito amplo. Trata-se de estudo monográfico, busca-se a resolução de um problema, quanto mais específico ele for, melhor.
Comece formulando uma pergunta, por exemplo:
Até que ponto a Educação é um reflexo das mudanças históricas e do ensino de História a partir dos anos 80?
Depois transforme essa pergunta em frase elaborada:
A Educação como reflexo das mudanças históricas para se entender o sentido do ensino de História no século XXI a partir das transformações culturais do final dos anos de 1980.
- Justificativa
Por que fazer esta pesquisa?
Fazer a justificativa é dar respostas a essa
interrogação.
A justificativa ressalta a importância do problema a ser investigado,
nas perspectivas acadêmica, tecnológica, científica, filosófica ou social. Para
tanto, deve fazer ver o impacto positivo que o estudo trará a esses setores. É
nesta parte que é feita a contextualização minuciosa do problema, evidenciando
seu desenvolvimento histórico-cronológico e teórico-conceitual. Por isso, a
relevância deve apontar em que a pesquisa a ser feita contribuirá para o debate
do tema proposto no projeto.
Trata-se de um texto de pelo menos duas páginas
- Hipóteses da pesquisa
Como pode ser vista
a solução para o problema?
Nesse momento aponta-se uma solução provisória para o problema.
Nesse momento aponta-se uma solução provisória para o problema.
No contexto do projeto, as hipóteses
constituem-se em respostas provisórias que dará o norte ao trabalho
investigativo. É uma proposição de solução do problema, passível de ser
alterada ao final da pesquisa.
Exemplo:
A educação não sofreu nenhuma grande alteração sob influência cultural
do final dos anos 80.
O projeto de educação atual no Brasil sofreu grande influência do
neoliberalismo.
-
Objetivos - Geral e Específicos
Para estabelecer os objetivos, o geral e os
específicos, o estudante deve abordar o problema da pesquisa de modo explícito.
O objetivo geral corresponde ao resultado final do trabalho. Os objetivos
específicos são resultados parciais. Entretanto, esses últimos devem contribuir
para que o objetivo mais amplo seja efetivamente concretizado.
Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado
para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o
trabalho, seja ele de graduação interdisciplinar ou de conclusão de curso, é
monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem
influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em
algo pouco significativo. Além disso, observar os verbos empregados neles.
Exemplos:
Geral:
ü Entender as transformações
culturais ocorridas na passagem dos anos 80 para os anos 90 para realizar uma
reflexão sobre o sentido no ensino de História a partir desse contexto.
Específicos:
ü Resgatar o contexto histórico que
conduziu às transformações do final dos anos de 1980, pontuando também como a
Educação se apresentou ao longo do século XX.
ü Mostrar as transformações
culturais na passagem dos anos 80 e 90.
ü Compreender o quanto as
transformações históricas de um período influenciam na construção de um
paradigma educacional, em específico, as mudanças a partir do final dos anos de
1980 e o sentido do ensino de História no início do século XXI.
Verbos para objetivos:
Verbos de
Conhecimento
|
Compreensão
|
Aplicação
|
Análise
|
Síntese
|
Apontar
|
Descrever
|
Aplicar
|
Analisar
|
Coordenar
|
Assinalar
|
Discutir
|
Demonstrar
|
Calcular
|
Conjugar
|
Citar
|
Explicar
|
Empregar
|
Comparar
|
Construir
|
Definir
|
Expressar
|
Esboçar
|
Contrastar
|
Criar
|
Escrever
|
Identificar
|
Ilustrar
|
Criticar
|
Enumerar
|
Inscrever
|
Localizar
|
Interpretar
|
Debater
|
Esquematizar
|
Marcar
|
Narrar
|
Inventariar
|
Diferenciar
|
Formular
|
Relacionar
|
Reafirmar
|
Operar
|
Distinguir
|
Listar
|
Registrar
|
Revisar
|
Praticar
|
Examinar
|
Organizar
|
Relatar
|
Traduzir
|
Traçar
|
Experimentar
|
Planejar
|
Sublinhar
|
Transcrever
|
Usar
|
Investigar
|
Reunir
|
Avaliação
|
Apreciar
|
Aquilatar
|
Avaliar
|
Calcular
|
Escolher
|
Estimar
|
Julgar
|
Medir
|
Selecionar
|
Validar
|
Valorar
|
DICA: salve sempre o trabalho que você estiver
fazendo / digitando - incorpore até ser automaticamente em sua digitação a
função CONTROL B (salvar).
“Comprometimento
individual a um esforço conjunto — isso é o que faz um time funcionar, uma
empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar.” Vince Lombardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).
Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !
Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !
= ]