2 de nov. de 2014

Aconteceu - 2º Semestre de 2014

Aconteceu - HISTÓRIA NAS RUAS DE LORENA - IST 







Realização do projeto de estágio da aluna Nicole Gonçalves do Curso Historia Unisal Lorenacom os alunos do Santa Teresa,  professor Rafael Noronha. Os alunos foram levados a conhecer um pouco da História da cidade de Lorena na Casa da Cultura, Catedral Nossa senhora da Piedade, Igreja do Rosário, Palacete Veneziano, Basílica Menor de São Benedito e IEV. Ao retornarem para a escola os alunos do 8º ano participaram de um jogo com perguntas e respostas sobre o que viram e aprenderam durante o passeio técnico.


Aconteceu- Ciclo de debates no 3º ano Ensino Médio - IST- Outubro

Aprofundar argumentos, conhecer melhor determinados temas e ampliar a visão sobre assuntos hodiernos foram os objetivos de uma série de debates nas aulas de Atualidades, professor Rafael Noronha, no 3º ano Ensino Médio.

Argumentar compreendendo os vários lados de uma questão é fundamental para vestibulandos que farão redações e provas dissertativas nos próximos meses, por isso o ciclo de debates trouxe para a essa rodada questões sociais como eixo central das discussões. Nas aulas do mês de setembro os alunos debateram: homofobia, preconceito, aborto e legalização da maconha. Temas polêmicos que permearam, inclusive, as discussões eleitorais no ano de 2014. 




Acontecendo - Ciclo de debates no 3º ano Ensino Médio - INSA - Setembro
Aprofundar argumentos, conhecer melhor determinados temas e ampliar a visão sobre assuntos hodiernos são os objetivos de uma série de debates nas aulas de Atualidades, professor Rafael Noronha, no 3º ano Ensino Médio. Argumentar compreendendo os vários lados de uma questão é fundamental para vestibulandos que farão redações e provas dissertativas nos próximos meses, por isso o ciclo de debates trouxe para a essa 1ª rodada questões sociais como eixo central das discussões. No 1º debate os alunos colocaram em pauta o papel da mulher no século XXI a partir de três grandes aspectos: a mulher e o mercado de trabalho, a mulher e a política e, por fim, a mulher e a sexualidade. A sala dividida entre meninas e meninos discutiu sobre o machismo ainda existe em nossa sociedade, a conquista de direitos e múltiplas funções que a mulher exerce dentro e fora de casa. O próximo tema debatido pelos alunos será "Homofobia - até que ponto somos todos iguais?". 



Aconteceu - jogos agitam as aulas de História do 1º ano e 2º ano Ensino Médio  - INSA

Os alunos dos 1ºEM e 2ºEM tiveram que suar a camisa nas aula de História, professor Rafael Noronha. A primeira etapa antes do jogo foi prestar atenção nas aulas para depois responder perguntas sobre o tema desenvolvido em sala. O 1º ano assistiu ao documentário "Construindo um Império" - com link disponível no livro digital - sobre Roma Antiga, enquanto o 2º ano respondeu questões sobre o Período Joanino e processo de Independência do Brasil. Para agitar as turmas não bastava apenas saber a resposta, os alunos precisavam chegar primeiro até o professor. 






Aconteceu - Ex-aluno apresenta TCC para o 3º ano Ensino Médio - Setembro - INSA

O ex-aluno João Henrique Nogueiro, formado no ano passado, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, para os alunos do atual 3º ano Ensino Médio na aula de História, professor Rafael Noronha. Desde o ano passado os alunos do Ensino Médio vem desenvolvendo pesquisas acadêmicas, seguindo as orientações da ABNT nas aulas de História e no último ano do Ensino Médio o desafio é a realização de uma monografia. Os objetivos desse projeto são a preparação para o mundo universitário e o ensinamento de técnicas para a realização de uma pesquisa que fuja do "control c - control v" (cópia e cola). O ex-aluno João foi convidado pelo professor para expor o seu TCC por que a turma de 2014 está aprendendo sobre Guerra Fria e um dos temas, assunto do trabalho do grupo dele no ano passado, é a contra-cultura durante este período com o movimento hippie, a contestação da juventude e o WOODSTOCK, um festival de música realizado no de 1969, que ajudou a moldar uma geração. Fora isso os alunos puderam ter uma noção sobre a apresentação  e o desenvolvimento final do trabalho com dicas passadas pelo ex-aluno. 




Aconteceu - Jogo sobre História do Brasil - INSA - Agosto

Os alunos do 8º ano e do 9º ano participaram de um jogo de perguntas e respostas na aula de História, professor Rafael Noronha, para revisar o que aprenderam sobre História do Brasil. A cada novo desafio os alunos podiam pesquisar na Internet e no celular e correr contra o tempo para responder. O 8º ano foi desafiado sobre Brasil Colonial e o 9º ano sobre o mesmo tema e Brasil Império. 





Aconteceu - 6º ano aprofundando Mitologia Grega - Agosto - IST

Após o encerramento dos estudos sobre Grécia Antiga os alunos do 6º ano aprofundaram um pouco mais sobre Mitologia Grega e isso ocorreu em dois momentos na aula de História, professor Rafael Noronha. Na primeira aula as alunas Chiara e Natália, apaixonadas pelo tema, explicaram o assunto e tiraram dúvidas do colega sobre os deuses e na segunda aula a turma foi dividida em dois grupos, liderados pelas duas alunas, em uma corrida de perguntas e respostas.