16 de jun. de 2014

Acontecendo – Projeto de Pesquisa nas aulas de História

Os alunos do 8º ano Ensino Fundamental 2 ao 3º ano Ensino Médio do INSA- Cruzeiro-SP estão, em diferentes níveis, trabalhando como aprender a fazer uma pesquisa com mais qualidade nas aulas de História, professor Rafael Noronha, não sendo puro “control c control v” (em linguagem de informática significa copiar e colar um texto integral da Internet sem atribuir autoria).

O 8º ano e o 9º ano estão se preparando para apresentações formais e para a entrega de uma pesquisa digitada seguindo regras básicas da ABNT. O tema central do 8º ano é sobre Escravidão Africana, permitindo uma parceria com a disciplina de Geografia, professora Fabiene Almeida, que está trabalhando o tema da Campanha da Fraternidade sobre Tráfico Humano.

Pelo segundo ano consecutivo o Ensino Médio aprofunda a pesquisa acadêmica da seguinte forma: o 1º EM está aprendendo as etapas de um projeto, o 2º EM trabalha artigo científico, enquanto o 3º EM realiza uma monografia, o TCC (trabalho de concluso de curso). As apresentações do Ensino Médio acontecerão no final do ano e em especial, a apresentação do 3º EM está planejada para o dia 12 de Novembro com a presença dos pais.


Realizar um projeto que visa o aprimoramento de como pesquisar corretamente é importante não apenas para o aluno ir bem na disciplina de História, mas o auxilia no futuro, nas palavras da ex-aluna Viviane Dias, formada em 2013 e estudante de Relações Internacionais pela PUC-Rio sobre o projeto “me ajudou a escrever artigos, pois já sabia as regras e principalmente fazer citações que são muito importantes para dar mais legitimidade para pesquisa. É uma responsabilidade construída que auxilia no tempo, nas fontes certas a se pesquisar e dependendo do tema, um embasamento para uma aula e para aprimorar seus conhecimentos”. 

Alunos do 9º ano preparam pesquisa na nova Biblioteca do INSA 

Aconteceu – Alunos apresentam suas pesquisas de História


Não basta aprender pesquisar, é fundamental saber apresentar o fruto do trabalho! Sendo assim, os alunos do 8º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental 2 apresentaram no encerramento do 1º Semestre nas aulas de História, professor Rafael Noronha, a pesquisa que realizaram seguindo as orientações básicas da ABNT. A apresentação precisava ser formal e objetiva. O 8º ano tinha com tema principal a Escravidão Africana, discutindo sobre Tráfico Humano e Preconceito, enquanto o 9º ano aprofundou sobre Guerra Fria. Vale ressaltar que no 8º ano o trabalho foi desenvolvido em parceria com a disciplina de Geografia, professora Fabiene Almeida, e os alunos apresentaram uma única conclusão nas duas pesquisas já que tratavam sobre tráfico humano.