Nossa
Avaliação Mensal 02 do 2º trimestre será em forma de teatro e conforme
combinado será um grupo apenas por turma.
O tema
é “Era uma vez... Valores e Histórias”
- Valores salesianos apresentados de forma lúdica (Valores que fazem parte da
nossa morada).
Os
contos de fada estão cada vez mais em alta com tantas releituras, atualizações
e novas versões para crianças e adultos, contudo, não é de hoje que essas
narrativas tem destaque na História.
Na
formação de nações até o século XIX a literatura tinha o papel de agregar
culturas e difundir a língua da nova nação. Um bom exemplo é Alemanha, onde os
irmãos Jacob e Wilhelm Grimm “estão entre os principais responsáveis pela
difusão da língua alemã. Durante suas pesquisas, organizaram e adaptaram em língua
alemã cerda de 200 contos para crianças. Extremamente populares, eles pertenciam
à tradição dos diferentes povos germânicos e eram passados oralmente, de
geração a geração. Entre eles estavam Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho
Vermelho. Lidos compulsivamente, eles ajudaram a formar assim os futuros alemães.
Afinal, não era apenas um idioma comum que se difundia, mas toda uma cultura,
com seus intricados sistemas de valores”. (Livro 3º EM – Rede Salesiana de
Escolas – p. 27)
Portanto,
conto de fada é coisa séria!
Atenção
- Faça um teatro “leve”.
- É teatro, não é aula de História.
- Caprichem em cenário e figurino.
- TEMPO: 15 / 20 minutos
Avaliarei: apresentação, tempo, organização (e agilidade para
se arrumar, para arrumar o cenário, a limpeza do palco, a
organização das cadeiras do auditório etc.) e disciplina (na apresentação dos
grupos, nos corredores, durante a aula, nas saídas e entradas no auditório) No
dia da apresentação: usar os banheiros de baixo!!!! = ]
|
Roteiro do Teatro (fonte:
times New Roman ou Arial – tamanho: 12 alinhamento: justificado – cor: preta) –entregar
no dia da apresentação para a Avaliação de História – 25 de Junho
® Capa:
· No alto da página
– Nome do GRUPO (inventem o nome)
· No centro da
página – Nome da Peça de Teatro
· Abaixo do Nome da
Peça de Teatro – Colocar disciplina / nome do professor / série
· No final da
página: Nome da Escola e ano
® Desenvolvimento:
· Primeira Página:
Nome dos personagens e dos alunos. O grupo poderá escolher alunos para fazer
trabalho de apoio: SONOPLASTIA, ASSISTÊNCIA, CENÁRIO e FIGURINO. Os nomes deles
deverão aparecer logo abaixo da lista de personagens e assim como os outros
alunos, deverão participar igualmente – da criação aos ensaios. Registrem a cada encontro: quem
esteve presente (faça lista de chamada e tire fotos – é preciso provar que toda
a sala realmente fez o trabalho)
· Páginas
seguintes: roteiro com as falas, as ações e as músicas usadas.
· Regras: tempo
de duração de 10 minutos no mínimo e de 20 minutos no máximo
Observações e dicas:
· Ensaiar postura
no palco e pronúncia;
· Não ficar de
costas para a plateia;
· Falar de devagar,
articulando bem as palavras;
· Uma boa trilha
sonora sempre enriquece o teatro;
Aconteceu – Era Uma Vez...
Teatro do 2º EM e do 3º EM
Os alunos do 2º ano EM e do 3º ano EM do INSA Cruzeiro-SP apresentaram
no encerramento do semestre, peças teatrais na disciplina de História,
professor Rafael Noronha, com o tema. “Era uma vez... Valores e Histórias” -
Valores salesianos apresentados de forma lúdica (Valores que fazem parte da
nossa morada).
Os contos
de fada estão cada vez mais em alta com tantas releituras, atualizações e novas
versões para crianças e adultos, contudo, não é de hoje que essas narrativas
tem destaque na História.
Na
formação de nações até o século XIX a literatura tinha o papel de agregar
culturas e difundir a língua da nova nação. Um bom exemplo é Alemanha, onde os
irmãos Jacob e Wilhelm Grimm “estão entre os principais responsáveis pela
difusão da língua alemã. Durante suas pesquisas, organizaram e adaptaram em
língua alemã cerda de 200 contos para crianças. Extremamente populares, eles
pertenciam à tradição dos diferentes povos germânicos e eram passados
oralmente, de geração a geração. Entre eles estavam Cinderela, Rapunzel e
Chapeuzinho Vermelho. Lidos compulsivamente, eles ajudaram a formar assim os
futuros alemães. Afinal, não era apenas um idioma comum que se difundia, mas
toda uma cultura, com seus intricados sistemas de valores”. (Livro 3º EM – Rede
Salesiana de Escolas – p. 27)
Portanto,
conto de fada é coisa séria! As peças serão reapresentadas em outubro na
Jornada da Juventude.