18 de mar. de 2014

A Copa do Mundo é Nossa? Palestra ANGLO - Projeto Sagres

Palestra ANGLO - Projeto Sagres - Cruzeiro-SP

29 de Março 




O Brasil realmente não é para principiantes, pois entender toda sua complexidade leva tempo e ao mesmo tempo nunca se esgota. Estamos tendo uma chance incrível de debatermos o nosso país a partir das acaloradas discussões sobre a realização da Copa do Mundo aqui.

Porém parece que algo saiu do roteiro do Governo Federal e a velha imagem de um povo brasileiro cordial deu lugar a um povo que está querendo redescobrir o valor de sair às ruas e protestar, mesmo que sem jeito e mesmo sem saber como fazer, pois estamos entre a violência e atos de vandalismo (não o vandalismo mostrado pela Mídia, que valoriza demais o que não precisa ser supravalorizado).

O Brasil é uma contradição sem fim, vivemos em uma suposta democracia, mas o Governo se sente ofendido com os protestos, a mídia só mostra um lado e boa parte da Polícia Militar não sabe como agir, a não ser agir com uma violência desproporcional.

Em ano de Copa do Mundo e de Eleições cada ação não é pura e acrescente neste caldeirão os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, um ingrediente que apimenta as discussões com pessoas que defendem intervenção militar no país. No último sábado tentaram reeditar a Marcha da Família com Deus, um verdadeiro fracasso que levou às ruas mais ou menos 500 pessoas (a original de 1964, que incentivou e muito o Golpe levou 99% a mais), contudo que representam muitas outras tantas que acreditam no retrocesso.


Temos uma História recente de democracia e certamente ainda é muito imatura, todavia ainda é um modelo, enquanto não tirarem nossa voz, para debatermos sobre o Brasil que beira entre o caos e a transformação, entre o grito de gol e o grito de mudança.

E você? O que você pensa sobre tudo isso?


Slides :


SAGRES - Anglo - 2014 - A Copa do Mundo é Nossa? Rafa Noronha from Rafael Noronha

Vídeos dos Slides - usados na aula:

https://www.youtube.com/watch?v=a12htVt3fYs



https://www.youtube.com/watch?v=PJ6NnGEiucM




https://www.youtube.com/watch?v=gCGWW45I4EY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]