3 de jul. de 2013

Aconteceu - Clube de História – Novo Projeto no 1º EM

Rever conceitos, repensar estruturas e descentralizar decisões devem ser mais do que ideias, necessitam ser tentativas de novas práticas pedagógicas. Pensando nisso foi iniciado no mês de maio um novo projeto com os alunos do 1º ano EM nas aulas de História, professor Rafael. Na verdade não podemos mais chamar de aulas, pois nos dois encontros semanais com a turma o que vigora não são mais aulas, sim o Clube de História, onde a responsabilidade pelo conhecimento é partilhada por alunos e professor. No Clube todos escolheram codinomes, definiram como missão “compartilhar conhecimento”, como lema “a vida é um ciclo” e como frase fundação “nada será como antes”. O Clube possui um brasão cheio de significados!

O primeiro desafio aconteceu na avaliação mensal 1 em que os alunos tiveram uma aula para expor os pontos mais importantes do tema trabalhado no quadro e depois transcrever isso em um texto sem poder consultar nenhum material, apenas usando o estudo prévio e as anotações que ficaram no quadro, se organizando em sala de aula de forma bem informal, inclusive com a permissão de ouvirem música.  “Olhando de fora parecia que eles não estavam fazendo uma prova e que a bagunça seria inevitável, contudo o que estava em jogo não era a informação que estava no quadro ou até mesmo com o colega ao lado, estava em jogo transformação de informação em conhecimento, produzindo um texto único, sem chance de cópias e não houve um único momento de indisciplina. Claro que para isso funcionar, precisa-se de um formato de prova que exija reflexão por parte do aluno”, afirma o professor Rafael.


Mesmo com todas as mudanças não se abrirá mão de regras, aulas ou conteúdos formais, apenas se tentará buscar novos caminhos, nas palavras do aluno José Washington, “acho uma ideia super legal, não pensando só na mudança de um jeito de aula, mas pensando na melhoria de cada um como aluno! Acho que isso vai melhorar muito no rendimento!!” O resultado da Avaliação Mensal 1 foi altamente positivo, a média geral (de 0 a 8) foi 6,2, nenhum aluno ficou sem média!