15 de mai. de 2012

Atualidades em Foco - Loucura na Europa


Que a normalidade é uma ilusão estéril e imbecil nós todos sabemos ou pelo menos deveríamos começar a aceitar essa dádiva fatal, porém, contudo, entretanto, todavia, se olharmos a Europa de perto, veremos que o Velho Continente não deve nada em confusão ao nosso conturbado país com suas cachoeiras corruptas (os fortes entenderão).

Vamos tentar entender o que está rolando por lá.

Na França François Hollande, do partido socialista, foi eleito o novo presidente do país, com  a expectativa que ele possa ser capaz de mudar a política e a economia europeia, uma missão um tanto quanto grandiosa demais em meio a uma sociedade capitalista que sofre com os egos da crise de 2008.

François Hollande

A História ensina que nenhum grande herói foi capaz de salvaguardar o mundo de problemas complexos como os vivenciados pela globalização e o capital financeiro-especulativo. 

Precisamos com urgência de um mundo que ceda os interesses individuais para os direitos coletivos.

No entanto é ilusório e cedo imaginar que Hollande seja capaz disso, mesmo sendo de bandeira socialista (ou rosa - símbolo do seu partido).


A União Europeia nunca esteve tão ameaçada como atualmente, bem como a própria democracia do bloco. Observe:

Na Grécia, neonazistas chegaram ao Parlamento.

Nikolaos Michaloliakos, o líder do partido neonazista grego - LEIA MAIS CLICANDO AQUI 

Na Holanda, extremistas de direita veem ganhando força.

Na Hungria, um partido de extrema direita tem maioria absoluta no parlamento e ronda o poder um partido de origem fascista.

O cenário não é dos melhores, países como Espanha e Portugal lutam para não entrarem no mesmo buraco que a Grécia. 

Parece que erros do passado vão se repetindo no presente, pois uma política radical e extremista levou partidos fascistas e nazistas ao poder, que, por conseguinte conduziu a uma Guerra. 

Talvez não estejamos neste contexto, mas de toda forma é bastante preocupante que a velha bandeira democrática esteja ameaçada por gemes criados dentro do próprio capitalismo.

É isso ai ! 

Força Sempre e

17 comentários:

  1. Bom, já é esperançoso de mais crer que apenas um homem conseguirá mudar o rumo que a Europa está traçando. Ainda mais sendo este homem um socialista num mundo totalmente capitalista. E diante deste mundo capitalista, onde as idéias são individuais e não coletivas, um homem socialista não fará tanta diferença sem o apoio do restante.
    A contradição acontece ao vermos a ascensão de extremistas, neonazistas e fascistas ao poder. E isso não adianta em nada a situação da Europa, tendo em vista as guerras do passado.
    É necessário que os governos abram seus olhos e façam o possível para tirar a Europa dessa crise, sem cometer erros como os do passado.
    Raíssa Fortes 1° ano EM

    ResponderExcluir
  2. Na França foi eleito François Hollande do partido socialista, na esperança de que ele possa mudar algo em relação a crise pela qual a França (EUROPA) também passa. Porém é difícil de acreditar que isso vá acontecer, já que nem um outro socialista conseguiu interferir no mundo capitalista em que vivemos.
    Outros paises com a Hungria, Holanda e Grécia também mudaram de poder, com grupos totalmente opostos aos anteriores. O que chama atenção são os neonazistas que podem influenciar o mundo de pouco a pouco e acabar acontecendo algo semelhante ao passado.

    Liana n°21 1 .M

    ResponderExcluir
  3. Lucas Savino -2EM - INSA
    Essa ideia de que a Europa ta vivendo uma mudança,é real,mas não vejo muita importância ,pois está mudando presidentes,como modos diferente de governo,mas acho que isso não é suficiente pra que possa haver mudanças,o que deve haver é a participação do povo,é o povo que elege,é o que tem direito de se manifestar e trazer mudanças,onde com a crise europeia houve um choque intenso,sobre o sistema em que vivemos,o sistema capitalista,será que esse é o melhor modo de governo?como se prova é o novo presidente da França,um modelo de Socialismo ,pra um país capitalista,por isso é muito evidente que não fará muita mudança a troca dos presidentes,mas sim é importante pois para que uma ideia se valha de verdade é preciso de um líder,que com suas ideias executa ordens sobre os seus ´´cobaias``o povo,onde se forem testadas as suas ideias ,pode sim reduzir a miséria ,a fome ,a saúde entre outras coisas.Uma outra coisa,os brasileiros estão vivendo um tempo de mudanças,de modernização ,onde nós estamos vivendo uma época que sim ,pode revolucionar o mundo,como o governo do Lula,muitos criticam,man,ele foi uns dos melhores governo,traz ideias de um país unido sem divisão das classes sociais,não gosto do LULA ,mas ele fez um bom trabalho,todos estão de olho na gente,como a Copa do Mundo ,Olímpiadas,entre outras coisas,e nós podemos sim revolucionar o mundo,trazendo um novo modelo de governo,pois estamos vivendo numa época de que DITADURAS estão se acabando .

    ResponderExcluir
  4. É eleito um novo presidente, François Hollande, membro do partido socialista, homem que entra no poder com uma das ideias de mudar uma parte do mundo onde o capitalismo é forte, acreditar nele e que ele consiga, tenho fé, o ruim são os seus rivais, fortes, que apoiam uma politica antiga, nazista, como em algumas áreas da Europa, onde essas pessoas estão entrando no poder e fazendo suas modificações antiéticas e de origem fascistas.
    Países da grande Europa (como Portugal e Espanha) ,estão ficando preocupados com estas eleições de parlamentares de uma politica nazista. Em pleno século 21, com tanta tecnologia, será que esses homens querem causar apenas mais guerras e mais pessoas possuindo capital e poluindo com seu consumismo, pessoas como estas não deviam estar sendo eleitas mas sim trabalhando como catadores de lixo, em ruas da Europa... onde aprenderiam a ser humanos e ver o que humanos fazem e como eles poluem este nosso planeta chamado Terra!
    Ameaçados talvez nós da América do sul possamos estar, mas o mais preocupante é que tudo volte como era antes, um regime autoritário e torturador, onde o bem comum do povo não seja a razão de discussões e debates políticos e sociais públicos!
    Gabriel 1EM

    ResponderExcluir
  5. A Europa está em um momento muito critico não só na politica mas tambem em sua economia,que provavelmente pode ser manipulada por lideres neonazistas,isso tambem ocorreu no Brasil pois com a insatisfação do povo começara tentativas frustantes e sem cabimento de eleger um politico com capacidade de organizar uma sociedade.Mas o que os governantes devem fazer é procurar uma maneira de compartilharem suas ideia para o bem do seu povo,pois com isso havera um equilibrio economico e sustentavel pois se continuar assim pode haver o risco de um governo extremista iu ditatorial.
    Rafael Campelo n°33 1°EM

    ResponderExcluir
  6. É realmente ridículo o rumo que o mundo esta tomando com as figuras dos ''heróis'' chegando ao poder dando a verdadeira sensação de déjà-vu enquanto o mundo afunda sem previsão na lama tentando ser resgatado por partidos políticos que já estiveram em cenários de guerra outrora
    Eduardo 9º ano nª11

    ResponderExcluir
  7. Pois é. Europa, que desde a Antiguidade foi o centro tecnológico e intelectual do mundo, está em crise. E grave. Desde 2008, vemos o declínio do continente mais poderoso do mundo. Lar de tantas histórias, tantas inovações e avanços, está em baixa. Foi nesse continente que surgiram os caucasianos, uma ramificação dos "homo sapiens". Foi também na Europa que vimos os terrores da guerra. Não só as do século XX, mas também as batalhas romanas, as Cruzadas, impulsionadas por ditaduras rigorosas. E hoje, o cenário está se encaminhando para algo pior que uma simples crise financeira. Neonazistas, socialistas, entre outras "espécies políticas" estão tomando o poder de seus respectivos países, todos com a ambição de mudar o rumo europeu, de uma vez só. Se isso funcionará, só o futuro nos dirá.

    ResponderExcluir
  8. Esta idéia de que a Europa esta vivendo uma grande mudança,é verdade,mas não vejo muita importância alguma ,por que está mudando apenas de presidentes,com uma forma diferente de governa, e isso não é suficiente pra que possa haver mudanças em um país,é o povo que elege o presidente. Sistema Capitalista,será que esse é o melhor modo de governo? Uma prova é o novo presidente da França, que possui um modelo de Socialismo ,pra um país capitalista, por isso é muito claro que não fará muita mudança em seu país a troca do presidente, o que adianta troca o presidente mais o povo não troca o pensamento capitalista, mais o que importa e se ele vai testar as suas idéias , e se vai conseguir reduzir a miséria ,a fome ,e melhora a saúde, isso sim que importa para um pais não qual o estilo dele governar, ou se é capitalista ou não.
    Weslley Souza 2ºEM nº24

    ResponderExcluir
  9. A europa vive um momento muito ruim mais creio que nao vai mudar muito trazendo um presidente socialista para comandar um pais capitalista , esse é o caso da frança .
    Enquanto a Europa se encontra em crise , o Brasil depois do comando de lula vem crescendo cada vez mais , o comercio vem expandido por todos continentes .

    ResponderExcluir
  10. A Europa vive um momento muito ruim , mais creio que não vai resolver trocando um presidente capitalista por um socialista , se nao deu certo o presidente antigo tem que trocar o modo de viver ou colocar alguem mais capacitado (que seja capitalista ) , esse é o caso da França .
    Já o Brasil vive um momento muito diferente , depois do comando de lula o Brasil vem crescendo muito , expandiu o comercio por todos os continentes e trouxe varios eventos que da visibilidade para o pais , como : A copa do mundo de 2014 e a Olimpiadas de 2016 .
    Lucas Ferreira - 2º EM - nº 14

    ResponderExcluir
  11. Entregar na mão de um só homem o futuro de um mundo todo, mostra como a Europa têm estado totalmente fora dos trilhos. Sim, pois o que acontece na Europa é capaz de afetara economia de vários lugares, inclusive o nosso país o Brasil.Os efeitos podem ser sentidos aos poucos.
    Esses desequilíbrios que vem acontecendo só vem a reforçar a ideia de que uma nova história se iguala a uma antiga. O ingresso de neonazistas mostra a que situações extremas nosso ancião continente vem chegando.
    Como é de opinião geral, não se acredita que um socialista apenas, consiga resolver a situação de um continente que vive dominado pelo capitalismo.
    O que pode se esperar é que alguma providência seja tomada, antes que seja tarde demais e a situação não tenha mais volta.
    Isabella Diniz 1°Ano E.M.

    ResponderExcluir
  12. A Europa passa por crises economicas a expectativa é que mude a politica, com isso a Europa sofrerá com o presidente de uma sociedade capitalista que vive no seu capitalismo.Os governantes tem que se ajuntar e ver como poderiam fazer um equilibrio de politica, economia enfim não fariam nada vamos esperar o que será resolvido com esse acontecimento..
    Larissa.Nº19- 1ºE.M

    ResponderExcluir
  13. A Europa tem passado por uma verdadeira montanha russa econômica, com alguns períodos de estabilidade e outros de queda nos quais países já chegaram a beira da falência
    Em momentos de crises, o povo se apega a ideais de mudança e melhoria,apelando pra forma de governo que for necessária pra se chegar a isso,porém, na atual situação européia, apenas um governo não será capaz de sanar sozinho essa reviravolta, é necessário um estudo da situação e um projeto coletivo.
    Maria Claudia nº16 2ºE.M.

    ResponderExcluir
  14. Talvez o grande problema na(s) sociedade(s) atual(is) seja exatamente a falta de escrúpulos e educação de todos, ao tentarem enriquecer.
    A grande maioria dos eleitos, estão ali apenas para conseguir o dinheiro -que deveria ser apenas um salário simbólico-, e não para cumprir suas promessas ou melhorar a vida dos eleitores.
    Muitos nem sabem o que significa ser de tal partido, ou o que significam suas causas, mas quando vemos partidos como esses citados, são extremamente organizados e aguerridos, lutando cegamente por suas causas, o que não acontecem quando são causas boas, isso se nota mesmo em pequenas coisas, é muito mais fácil você animar uma criança fazendo coisas erradas do que fazendo coisas certas.
    Em suma, devemos levar em conta a própria educação e também a escolaridade - que pedende não só dos pais como também de bons professores e educadores- que pode reverter tudo na política ou pelo menos melhorar.

    ResponderExcluir
  15. O novo presidente francês, socialista, está entrando no poder e já tentando mudar, com seus ideais, o rumo que a Europa está tomando. Porém, um homem não é suficiente para acabar com toda a crise em um continente, ainda mais um com ideais diferenciados. Com os partidos extremistas e neonazistas chegando ao poder, cria-se um imaginário na qual a Segunda Guerra vem à tona, contudo, se a Europa, como um todo, juntasse a sede de mudança com a vontade de superar a crise, mesmo com esses partidos, seria possível pensar num futuro sem guerras e com menos crises.

    ResponderExcluir
  16. É incrível o rumo que o mundo esta iniciando a verdadeira sensação de de que já vimos antes .
    Enquanto a Europa se encontra em crise , o Brasil depois do comando de Luis Inácio da Silva o brasil cada dia vai melhorando, em varios aspectos ,comercio vem expandido por todos continentes Thiago Rocha n°31

    ResponderExcluir
  17. Em pleno século 21 estamos ainda presenciando a existência de tanta desumanidade.
    Como se pode eleger um ser, o qual a maldade é componete maior em seu coração? Só pode significar uma coisa, muito da população que vota também tem a mesma maleficiencia em suas mentes e assim terá o governante que merece.

    Não se pode deixar cair a bandeira da Democracia, da liberdade de expressão, da liberdade religiosa e sexual, da liberdade da boa educação e bons costumes.
    Porém, preservar essa liberdade parece uma tarefa árdua.

    Este tipo de comportamento radial, racista, separatista, só pode levar o ser humano a degradação, a autodestruição.
    Por que tanto ódio, por que tanto egoísmo, por que tanta maldade?

    Será que haverá um dia neste pequeno planeta Terra em que a humanidade conseguirá viver em paz?

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]