8 de abr. de 2012

Atualidades em Foco - A Questão Nuclear


EUA e aliados estabelecem exigências para negociações com Irã

Segundo a agência Reuters (WASHINGTON)  "Os Estados Unidos e seus aliados vão exigir que o Irã interrompa o enriquecimento de urânio e feche imediatamente uma instalação nuclear subterrânea em uma nova rodada de negociações nesta semana sobre impasse nuclear de Teerã com o Ocidente, informou uma autoridades norte-americana". Um ponto exigido seria conseguir que o Irã concorde em fechar imediatamente sua instalação recentemente concluída de Fordow e  o mais importante seria  que o Irã pare completamente a produção de urânio enriquecido a 20 por cento.


Vale destacar que as bombas nucleares exigem urânio enriquecido a 90%, mas muitas das etapas necessárias para esse objetivo são atingidas a 20% de pureza.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, diz que manterá programa nuclear, apesar da pressão, pois afirma que a atividade nuclear tem fins pacíficos.

Uma situação bastante preocupante, pois Israel, Estados Unidos e Reino Unido ameaçaram atacar o Irã para conter o desenvolvimento nuclear, ao que Teerã respondeu que dará uma resposta violenta em caso de agressão.


É isso ai,
Força Sempre
E